Geiser Trivelato

fotografo e guia de birdwatching

Trabalhos, publicações, prêmios

Tenho várias fotos publicadas na revista Terra da Gente, além de já ter publicado na National Geographic. Ganhei o 3o lugar na categoria Melhor Registro do Avistar 2007. Também já prestei serviços como guia para a equipe de televisão do Terra da Gente.

 

Foto publicada na revista Terra da Gente de junho de 2011                                              

 uma lagoa em Americana (SP). isso não é um fato raro mas é pouco presenciado pelo público.  A garça é uma  ave oportunista e se aproveita de qualquer presa em potêncial que der boboeira  a seu lado!                                                                                                                                                                                                                                                
                                                                                                                                                                                                                                                                           

  A natureza sempre nos surpreende! Foi assim quando vi o momento exato em que uma Garça-branca-grande (Ardea alba) capturou uma rolinha-roxa (Columbina talpacoti) nas margens de  

Foto publicada na revista Terra da Gente de junho de 2011                                               

 Procurei pela espécie Gaturamo-rei (Euphonia cyanocephala) por cerca de 10 anos em vão. Portanto quando fui informado pelo colega Luiz Gonzaga que as aves estavam sendo vistas em Monte Alegre do Sul (SP) a cerca 70 kms de Jacutinga (MG) onde resido, não pensei duas vezes e fui até lá. O resultado foi o melhor possível, pois cheguei no dia exato em que 2 filhotes da espécie haviam deixado um ninho e estavam sendo alimentados pelo casal adulto. Neste mês de junho de 2011 a Revista Terra da Gente publicou em sua seção "Fundo Infinito" 2 fotos de minha autoria, uma da fêmea (foto maior) e outra do macho (foto no detalhe menor) ambos alimentando seus pequenos!

 


 

Duas fotos de Onça-pintada publicadas no livro "Jaguar"                       

Foi lançada em dezembro de 2010 pela Editora Metalivros a obra "Jaguar, o Rei das Américas" dos autores Evaristo Eduardo de Miranda e Liana John. Entre as inúmeras imagens, aparecem duas fotos da onça-pintada de minha autoria, ambas realizadas na natureza, mais exatamente na Fazenda San Francisco, localizada no Pantanal de Miranda (MS). Minhas fotos aparecem ao lado de imagens de renomados fotógrafos de natureza, como Fábio Colombini, Luís Cláudio Marigo, Adriano Gambarini, só para citar alguns!


Foto publicada na revista Terra da Gente, de dez/2010                         

 

 Sempre tive vontade de encontrar um ninho de Tucano para poder fotografá-lo e isso ocorreu no mês de novembro de 2010 quando por acaso consegui encontrar, graças ao longo bico da ave denunciando sua presença na entrada de um oco natural em um tronco velho de palmeira Macaúba na zona rural daqui de Jacutinga (MG) onde resido. E não é que a foto acabou sendo destaque na edição de dezembro da aclamada revista "Terra da Gente"!

 

 Foto publicada na revista Terra da Gente, de jun/2010                       

Tive o privilégio de ter uma foto de minha autoria publicada em página dupla na seção "Foco Infinito" da revista Terra da Gente. A foto destes 2 Ouriços-cacheiro (Coendou sp.) frente à frente, foi realizada em uma de minhas saídas a campo para tentar fotografar corujas e bacuraus na zona rural do município de Lindóia (SP). Na ocasião, meus amigos Thomaz Raso (engenheiro ambiental) e Juliana Furlani (bióloga) me ajudaram, iluminando os bichos com seus faroletes, o que me permitiu conseguir um bom foco na hora deste registro.

 

Guiando a equipe do Globo Repórter - dez/2009, exibido em jun/2010  

Tive o prazer de guiar a equipe da EPTV nas cidades de São Luis do Paraitinga (Reserva Guainumbi), Campos do Jordão (Pousada 3 Pinheiros) e Ubatuba (Folha Seca), atrás dos fantásticos beija-flores da Mata Atlântica e dos  tangarás dançarinos. As imagens foram divulgadas no Globo Repórter de 4 de junho de 2010, e podem ser vistas nestes links

Globo repórter parte 1 Globo repórter parte 2 Globo repórter parte 3 Globo repórter parte 4 Globo repórter parte 5 Globo repórter parte 6 Globo repórter parte 7 

As gravações foram feitas no final de 2009.

 

Foto publicada na National Geographic de jul/2007                              

Uma das maiores emoções vividas por mim na natureza, foi sem dúvidas, encontrar e fotografar um ninho de Águia-chilena (Buteo melanoleucus). As fotos desta sequência foram realizadas no alto de um penhasco, logo ao lado de uma cachoeira, próximo ao Parque Nacional da Serra da Canastra (MG). O ninho havia sido construído sobre um mandacaru em um paredão vertical a cerca de 30 metros abaixo do topo deste precipício. Como eu não sou um grande apreciador das alturas, passei um certo sufoco para realizar estas fotos, passando horas de espera na beirada daquele paredão rochoso que despencava abruptamente logo a minha frente. Mas valeu cada segundo vivido ao lado do casal de águias. Eles revezavam na caça e alimentação de seu único filhote. Codornas, filhotes de aves e morcegos foram algumas presas que pude observar nas garras dos adultos quando retornavam ao ninho.A recompensa veio mais tarde, com esta minha foto ao lado, sendo publicada na reconhecida revista "National Geographic Brasil".

 

 

 

Avistar 2007: 3o lugar na categoria melhor registro                             

Esta sequência de fotos do ninho de Águia-chilena (Buteo melanoleucus), com os adultos levando alimento para seu filhote conseguiu ir mais longe do que eu esperava. Além de ter sido publicada em algumas revistas como National Geographic e Terra da Gente, acabou sendo premiada no primeiro concurso sobre aves brasileiras realizadas pelo Avistar com patrocínio do Banco Itaú. Esta foto conseguiu o 3º lugar na categoria melhor registro. Foi um enorme prazer e uma honra ter minha foto premiada ao lado de outras de renomados fotógrafos de natureza do Brasil, neste que se tornou o principal concurso com o tema aves em nosso país!

 

 

 

 

 

 

Texto publicado no livro Bastidores, comemoração dos 10 anos do programa Terra da Gente. Novembro de 2006                               

(Festa de 10 anos da revista Terra da Gente: Liana John, Geiser Trivelato e Ciro Porto)

Foi um enorme prazer ter voltado a Serra da Canastra com o pessoal da Revista “Terra da Gente”, um mês depois de eu ter descoberto um ninho de Águia-chilena (Buteo melanoleucus) em um penhasco nesta região. Me acompanharam nesta aventura a Repórter Angélica Pizzolatto e o assistente e motorista Geraldo Costa. Lá nos encontramos com o guia local José Maria Fernandes e formamos nossa equipe em busca do primeiro vôo do filhote da águia. Dia 07/11/2006 chegamos à tardinha no local e nada do filhote estar no ninho. Comecei a me preocupar, pois toda viagem corria o risco de ir por água abaixo, mas a esperança retornou ao avistarmos o filhote por um breve instante voando por perto. Voltamos então no dia seguinte ainda de madrugada, para chegarmos antes de clarear no local e assim quem sabe pegarmos o filhote dormindo no ninho. Mas quando fomos deixar o veículo para prosseguir nossa caminhada de mais de 1 km foi que percebemos que havíamos esquecido um item essencial: o farolete! Apenas o Geraldo é que possuía uma minúscula lanterna um pouco maior que uma caneta e que foi a nossa salvação! Seguimos então os quatro bem próximos um do outro em fila indiana nos guiando apenas por aquele pequeno facho de luz através da escuridão que tomava a Serra da Canastra! Mas mesmo nesta situação conseguimos vencer o terreno pedregoso e acidentado e atravessar as corredeiras do Rio Santo Antônio e assim chegarmos até próximo ao ninho antes do dia clarear, e assim flagramos o filhote no local e foi possível realizar as esperadas fotos e a Angélica pode com tranqüilidade fazer suas anotações que serviram mais tarde para escrever sua brilhante matéria que fora publicada na edição nº 33 em janeiro de 2007.

 

 Foto na capa da revista Atualides ornitológicas - Maio/Junho de 2004

 

Minha primeira aparição pública de importância se deu em 2004 quando meu colega o prof. Otávio Salles de Almeida me apresentou nas páginas do "Atualidades Ornitológicas" do Paraná. Lá tive algumas de minhas fotos de aves (realizadas ainda com filmes 35mm.) apresentadas, como esta do bonito Príncipe ou Verão (Pyrocephalus rubinus) que foi publicada na capa da edição de Maio/Junho daquele ano. Foi um grande salto alcançado, e novos contatos puderam ser realizados daquele dia em diante!

 

 

 

 

Foto na capa da Terra da Gente de abril de 2007                                 

Tenho inúmeras fotos publicadas nas edições da Revista Terra da Gente, do grupo EPTV (filial da rede Globo no sul de Minas e leste Paulista). Mas uma foi especial para mim. Esta do Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) por ter sido publicada na capa da conceituada revista. A foto foi realizada na região de São Roque de Minas (MG). Vi o bicho ao lado da estrada de dentro do veículo. Desci e comecei a me aproximar dele contra o vento, já que o olfato é o sentido mais desenvolvido deste animal, que tem uma visão fraca. Com esta técnica consegui me aproximar a poucos metros do tamanduá que sem notar minha presença começou a vir em minha direção, quase deitado no solo, fiz este registro que é um dos meus favoritos.